|| Como recuperar clientes perdidos? A solução pode estar no atendimento
Blog

Como recuperar clientes perdidos? A solução pode estar no atendimento

Como recuperar clientes perdidos? A solução pode estar no atendimento

Como recuperar clientes perdidos? Muitos donos de empresas fazem essa pergunta todos os dias e qual é a resposta para ela? Sim, é possível recuperar clientes perdidos, desde que algumas ações internas sejam realizadas. Uma dessas ações é dar atenção a questões relacionadas à qualidade do atendimento oferecido.

Afinal, para conseguir manter um cliente fidelizado, o atendimento precisa ser o pilar do seu negócio, e quando ele falha nesse quesito, o resultado aparece diretamente em sua taxa churn. Se você está em busca de saber como recuperar clientes perdidos, continue lendo esse artigo, pois ele vai responder esse e outros questionamentos!


Dicas sobre como recuperar clientes perdidos

Sabe aquele velho ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Pois bem, ele ainda prevalece em nossos dias, principalmente quando falamos na redução da taxa churn, ou seja, de cancelamento de clientes. Contudo, você que lê esse texto não precisa ficar desesperado, pois vamos trazer, a partir de agora, três estratégicas assertivas que te ajudarão a reverter essa situação.

Crie relacionamento com os clientes

Se você está em busca de saber como recuperar clientes perdidos, a primeira estratégia é restabelecer o relacionamento com eles. Para isso, será preciso que o contato seja criado novamente, pois, caso contrário, eles não saberão que a sua empresa ainda se importa com eles.

Portanto, nessa etapa, é fundamental fazer com que o relacionamento ganhe uma comunicação mais eficaz. A dica é apostar em ligações, redes sociais, chat, e-mail, etc. Contudo, não basta apenas ter esses canais eficientes: eles precisam estar recheados de informações que agreguem valor à vida das pessoas.

Sendo assim, nada de ficar bombardeando essas pessoas com ofertas! Afinal, eles precisam enxergar que a sua empresa valoriza o relacionamento que tem com eles, o que pode ser feito por meio do inbound marketing.

Otimize os processos da sua empresa

De nada vai adiantar sua empresa investir na criação de um relacionamento com os clientes para tentar recuperá-los, se ela não otimizar seus processos internos. Ou seja, se ela não identificar, e mais do que isso, resolver os pontos falhos que levaram o cliente a pedir churn para a sua empresa, de nada adiantará esse trabalho de reaproximação.

Ao otimizar os processos, será possível resolver os gargalos que fizeram com que essa pessoa deixasse de confiar e contar com a sua marca. No entanto, essa mudança precisará ser feita com bastante cuidado. É aqui que entra a estratégia do relacionamento, pois ao colocar em prática as atividades inbound marketing, o cliente conseguirá perceber as mudanças que estão acontecendo. Assim, terá mais certeza de que será bem atendido, em uma próxima negociação.

Disponibilize infraestrutura adequada à equipe

Por fim, mas não menos importante, sua empresa deve disponibilizar ferramentas adequadas. Afinal, é importantíssimo que a sua equipe consiga receber muito bem o cliente perdido, caso ele opte pelo retorno. Esses equipamentos serão fundamentais e, mesmo que seja preciso fazer um esforço para colocar a “casa em ordem”, isso deve ser feito.

Por isso, ofereça aos seus colaboradores, independentemente do segmento em que atua, móveis de qualidade, para que possam ter um dia a dia laboral mais produtivo e agradável. Além disso, é de extrema necessidade disponibilizar a eles um bom plano de celular empresarial, bem como um plano de internet empresarial inteligente e sob medida para suas demandas. Assim, será possível atender a todas as necessidades da sua equipe.

Esperamos que com essas dicas simples, você agora saiba como recuperar clientes perdidos!

Quer saber mais sobre o mundo dos negócios e telecomunicações? Siga nossas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Precisa de ajuda? Converse conosco