|| Tecnologia 6G: a gigante chinesa Huawei inicia os estudos para desenvolvimento
Blog

Tecnologia 6G: a gigante chinesa Huawei inicia os estudos para desenvolvimento

Tecnologia 6G: a gigante chinesa Huawei inicia os estudos para desenvolvimento

A implementação do 5G ainda caminha a passos lentos, na maioria dos países e, de acordo com o analista principal da Ovum na América Latina, Ari Lopes, só há a previsão de chegada definitiva no Brasil em 2023. No entanto, a empresa chinesa Huawei — atualmente, a segunda maior fabricante de celulares do mundo, atrás apenas da Samsung —, já deu início a pesquisas para o desenvolvimento da tecnologia 6G de internet móvel.

Início dos estudos para o 6G

Os estudos estão sendo desenvolvidos no Canadá, na cidade de Otawa, contando com 13 universidades e institutos de pesquisa. Apesar de não haver, sequer, como definir o que será a rede 6G, em questão de desempenho, é possível ter expectativas do salto que será em relação ao 5G. Porém, é possível fazer uma comparação com o prometido pelo 5G,
que é uma internet até 100 vezes mais rápida que o 4G.

Perspectivas sobre a tecnologia 6G

É fato que não há muita informação, já que os estudos estão em fase inicial. No entanto, o cenário é promissor e as previsões indicam que, já em 2030, a tecnologia 6G será uma realidade. Pode parecer precipitado pensar em desenvolver o 6G, quando nem mesmo o 5G está disponível para a grande maioria do publico. Porém, é algo relativamente comum no ramo de telecom, sendo que a própria empresa chinesa foi pioneira nos estudos do 5G, em 2009.

No Brasil, a cobertura 4G está presente em de 4.588 municípios, onde reside mais de 96% da população do país, de acordo com o mais recente levantamento do site Teleco, de julho desse ano.

Se você gostou do nosso post, conheça mais sobre assuntos relacionados à tecnologia, acessando nosso outro blog post sobre velocidade de internet no Brasil.

Por: Sheila Silva.

Entrevista de Ari Lopes, originalmente publicada no site Teletime.

 

Precisa de ajuda? Converse conosco