A competitividade do mercado está em uma constante crescente e os concorrentes estão apenas a um clique de distância. Sendo assim, fidelizar clientes se tornou o centro das coisas. Considerando que o valor para manutenção de um cliente recorrente é bem mais baixo, se comparado à aquisição de alguém novo, manter um casamento fiel com o cliente é um benefício e tanto para uma empresa.
Conquistar novos clientes x fidelizar clientes já existentes
Conquistar novos clientes custa de seis a sete vezes mais caro do que manter um antigo. Um estudo feito pela Bain&Company mostra que aumentando a retenção em até 5%, os lucros podem ser maiores em até 95%. Dessa forma, percebemos a relevância de parar com o “namoro” e fazer de tudo para criar uma experiência fantástica, para que o cliente se atenha à sua marca.
Outro dado importante é da empresa de consultoria de estratégia Marketing Metrics. Ela diz que a probabilidade de vender algo para um cliente em potencial é de apenas de 5 a 20%, enquanto as chances de vender para um cliente existente é de 70%.
Vantagens Sustanon 250 info da fidelização de clientes
Essas são algumas oportunidades que surgem ao se fidelizar clientes:
- receber indicações espontâneas;
- reduzir o custo de marketing;
- realizar vendas adicionais;
- aumentar a receita previsível e o ticket médio;
- contar com feedbacks de qualidade;
- melhorar a imagem da marca.
Como uma via de mão única, é recomendável que a lealdade do empresário para com o cliente esteja alinhada, para que o acordo entre as partes seja duradouro. A Kitewheel — empresa que fornece insights sobre o engajamento de clientes para agências de marketing — realizou uma pesquisa na qual revelou que 3/4 dos consumidores (73%) acreditam que os programas para fidelizar clientes são uma maneira de as empresas mostrarem que são leais com eles.
Entretanto, do outro lado, 2/3 (66%) dos profissionais de marketing veem ao contrário: os programas são para que os clientes demonstrem sua fidelidade.
A importância de fidelizar clientes
Colocar o cliente como o centro das atenções tem sido uma tendência cada vez maior. Em média, 70% dos consumidores que reclamam e têm seu questionamento solucionado rapidamente voltam a fazer negócios, segundo a Lee Resources. O Customer Service é o ato de dar suporte, antes, durante e depois do uso ou compra de um determinado produto. Com isso, é possível traçando soluções imediatas e prevenindo futuras reincidências. Logo, esse serviço ocupa uma posição estratégica dentro de uma organização, e é dedicada às necessidades do cliente, sendo capaz de estruturar e promover um atendimento completo.
No mundo corporativo, cada vez mais se ouve falar também em Customer Experience (em português, Experiência do Consumidor). Trata-se de um conjunto de interações, ocorrido principalmente na abordagem, que diz como o cliente interage com a empresa e se o atendimento atingiu o objetivo de ser o mais efetivo possível na hora de solucionar os desejos. Portanto, é a entrega de uma experiência marcante, que fica na memória.
Manter um relacionamento entre seu negócio e seu cliente fiel pode proporcionar grandes oportunidades de vendas de produtos e serviços. Isso aumenta o volume de vendas e evita esforços na aquisição de novos clientes.
Por: Izabela Avelar.