|| Velocidade de internet no Brasil: Claro é a mais veloz pelo segundo ano consecutivo
Blog

Velocidade de internet no Brasil: Claro é a mais veloz pelo segundo ano consecutivo

Velocidade de internet no Brasil: Claro é a mais veloz pelo segundo ano consecutivo

Foram divulgados em setembro, os números do último speedtest, que puseram a Claro em primeiro lugar quanto à velocidade de internet no Brasil, tanto em banda larga fixa quanto na rede móvel. O teste, que é desenvolvido pela empresa estadunidense Ookla, é o mais famoso serviço de medição de velocidade de conexão de dados do mundo e é reconhecido internacionalmente pela sua confiabilidade.

Claro lidera teste de velocidade de internet

O relatório, divulgado em setembro, refere-se aos dois primeiros trimestres de 2019 — de janeiro a junho. Nele, a operadora saiu à frente da concorrência, não apenas em internet móvel, mas também no serviço fixo. Lembrando que, em julho desse ano, a Claro incorporou os serviços da antiga NET, marca que já não mais existe. É o segundo ano consecutivo que a operadora fica em primeiro lugar no teste, tendo, nesse ano, atingido números ainda mais expressivos que os do ano anterior.

Maior velocidade de internet no Brasil

Internet móvel

No que diz respeito à internet móvel, a velocidade média de download no Brasil é de 21,55 Mb/s, contra 8,75 Mb/s de upload. Todas as outras operadores tiveram números abaixo disso, exceto a Claro, que tem velocidade média de download de 31,77 Mb/s, enquanto a média de upload é de 10,75 Mb/s.

Além dos dados em escala nacional, o teste de velocidade de internet no Brasil também divulgou resultados isolados de três capitais nacionais, sendo elas: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O destaque foi a capital mineira, em que a velocidade de download ficou na casa dos 48,18 Mb/s, sendo mais do que o dobro da média nacional.

Internet fixa

A operadora também ficou à frente da concorrência, quando o assunto é internet fixa. Enquanto a velocidade média nacional para downloads na banda larga fixa é de 33,58 Mb/s, os indicadores do teste apontam velocidade média de 49,49 Mb/s da operadora.

As marcas Claro e NET já faziam parte do mesmo grupo — Claro Brasil — desde 2015, juntamente com a Embratel. Então, por questões estratégicas, a NET deixou de existir enquanto marca independente e todos os seus produtos passaram a integrar o portifólio da Claro, que herdou quase metade do mercado nacional de internet fixa. Assim, para obter esses resultados, foram feitos cerca de 63 milhões de testes de velocidade de internet no Brasil, com mais 9 milhões de usuários.

Claro no mercado

Hoje, a Claro possui em torno de 89 milhões de clientes no Brasil, sendo 59 milhões de clientes de telefonia móvel e 30 milhões de produtos voltados ao mercado residencial e empresarial. Ela ocupa o segundo lugar em participação de mercado no segmento móvel e o primeiro no segmento fixo.

Com 16 anos de história, a operadora sempre teve seu pilar na oferta de conteúdos e serviços inovadores e no constante investimento em infraestrutura e tecnologia.

Se você gostou desse post sobre velocidade de internet no Brasil, aproveite também para saber mais sobre a tecnologia 6G, que está sendo desenvolvida pela Huawei.

Por: Sheila Silva

Precisa de ajuda? Converse conosco